domingo, 5 de outubro de 2008

Jantar Convívio

O Jantar Convívio deste evento terá lugar no Antillia Hotel Apartamentos, no dia 17 de Outubro. Aproveitamos para relembrar que a inscrição com jantar é acrescida apenas de mais 15 Euros. Quem desejar levar acompanhante, o valor do jantar será de 25 Euros.
Contamos convosco!
Bom apetite!!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Posteres: novo prazo para candidaturas

O prazo para a entrega de candidaturas para a apresentação de poster foi alargado para 20 de Setembro.
Deste modo, poderão realizar os vossos posteres com mais calma.
Não esqueçam: há prémio para o melhor poster!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Resumo de palestras

MARIA EMÍLIA CARVALHO DE MATOS DINIS
Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica; em 2006 adquiriu o grau de Mestre em Ciências de Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar e, neste mesmo ano concluíu o curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde.
Actualmente desempenha funções na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários do Hospital S. Pedro Vila Real onde presto Cuidados de Enfermagem ao doente cardíaco.
RELAÇÃO ENFERMEIRO/DOENTE TERMINAL: DAS DIFICULDADES SENTIDAS ÀS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS – UMA HISTÓRIA DE VIDA

A relação com o doente em fase final de vida não é uma relação pacífica. Afastamo-nos física e emocionalmente daqueles que têm um prognóstico de morte porque despertam os nossos medos em relação à morte e ao processo de morrer. As dificuldades sentidas pelos enfermeiros perante os doentes terminais, largamente identificadas por diversos autores, levam a comportamentos menos adequados conduzindo a cuidados desajustados às necessidades dos doentes nos hospitais.
Sendo estas as motivações centrais para a realização do estudo, afigurou-se-nos importante compreender como vivenciam os enfermeiros as experiências de cuidar de um doente terminal.
No que concerne às preocupações metodológicas pensamos que o recurso à história de vida constituía uma aposta na tentativa de compreender as vivências dos enfermeiros, pois, as histórias de vida, valorizam a compreensão em relação a vivências e a experiências que tiveram lugar no decurso da história de vida de uma pessoa. Inês constituiu assim um caminho heurístico que vê o universal através do singular, procurando o objectivo através do subjectivo, o geral através do particular. Na sua construção procuramos articular o vai e vem dialéctico da teoria para a prática, da prática para a teoria, a história de Inês e dos autores que constituem o nosso quadro de referências, mediante a análise interpretativo-compreensiva dos discursos a fim de identificar e compreender as estratégias utilizadas no seu dia a dia de contacto com doentes terminais. Com esta dissertação pretende-se assim trazer para o campo das ciências sociais e da saúde, o debate sobre a experiência de cuidar de doentes terminais

Resumo de palestras

Susana Filomena Cardoso Duarte
Professora Adjunta na ESEnf de Coimbra
Especialidade em Enfermagem Médico-Cirurgica (em 1993)
Mestre em Saúde Pública da Faculdade de Medicina (Universidade de Coimbra) com a Dissertação final: Cultura Médica e Determinantes de Saúde e Doença (1997).
Frequenta o Curso de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa com a proposta de tese: Continuidade e Articulação em Cuidados Domiciliários: o Papel do Enfermeiro” sob a orientação da Senhora Professora Doutora Arminda Costa
O Papel do Enfermeiro em Cuidados de Saúde Domiciliários: Afirmar a Continuidade
Cuidar de doentes portadores de condições médicas agudas, no domicílio, tende a ser um modelo comum na sociedade ocidental, justificado como uma opção desejável à institucionalização e tornada viável pelo rápido desenvolvimento do conhecimento cientifico que aumentou a segurança e permitiu a utilização de equipamento altamente técnico em ambiente domiciliário. Na actualidade, assiste-se à constante procura de um equilíbrio entre cuidados de qualidade e relação custo-eficiência, sendo que muito do esforço de contenção dos gastos tem sido direccionado para a diminuição do período de internamento hospitalar, o que se traduz em doentes com elevados níveis de dependência enviados para o seio de famílias e comunidades sem recursos humanos e económicos para responder às necessidades de cuidados destas pessoas, implicando que assegurar a continuidade dos cuidados entre o hospital ou outra instituição de saúde e o domicílio se comece a constituir como um desafio e uma imposição nas políticas de saúde um pouco por todo o mundo ocidental.
A necessidade de organizar a continuidade dos cuidados é especialmente importante quando os mesmos são direccionados para pessoas portadoras de doenças crónicas, e ou complexas, as quais requerem o recurso a diversos profissionais, que podem assumir diferentes objectivos. Por outro lado, a especificidade dos cuidados domiciliários origina relações paradoxais de poder e expectativas elevadas. Ao contrário do que acontece em internamento institucional, estruturado para a eficiência das funções clínicas, o que coloca o doente numa posição mais passiva, cuidar da pessoa na sua própria casa impõe o reconhecimento e a adaptação aos valores culturais e práticas de vida do doente e família de forma a consolidar uma relação de confiança na qual as intervenções dos profissionais sejam edificadas em função das necessidades individuais, dentro do contexto próprio do cliente, assegurando a necessária continuidade dos cuidados.
O enfermeiro pode constituir-se como o profissional melhor posicionado para aceitar o desafio implícito nesta realidade: afirmar a continuidade em cuidados domiciliários passa pela necessidade de gerir o processo constante de identificação das necessidades de saúde de uma pessoa, inserida no seu contexto, e na mobilização dos recursos existentes na comunidade de forma a dar resposta às necessidades identificadas, ou seja, assegurar a continuidade dos cuidados de saúde no domicílio torna-se uma competência integrante das práticas de cuidados de enfermagem, determinando a assumpção de um papel de contornos plurifacetados.
Em contexto de cuidados continuados domiciliários, o enfermeiro é um cuidador, um hóspede polido e educado na casa do doente, um professor, um procurador/defensor, um recurso. Implica manter relações efectivas com os doentes e família, definir a identidade, fronteiras de responsabilidade, autonomia e cooperação e desenvolver um nível de confiança que permita que as intervenções de enfermagem sejam oferecidas e aceites. Implica negociar cuidados, processo complexo de negociar princípios de confiança, legitimidade, autoridade, autonomia, competência e vulnerabilidade. Implica assumir a legitimidade de ser o coordenador de uma equipa multidisciplinar de saúde e a responsabilidade de articular, de forma efectiva, com os parceiros legalmente previstos nos pressupostos da Rede de Cuidados Continuados Integrados para que os serviços necessários sejam prestados de forma complementar, coerente, lógica e oportuna.
Esta comunicação tem como base o trabalho de campo em curso para obtenção do grau de Doutor em Enfermagem pela Universidade de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Arminda Costa, e decorre num Centro de Saúde com um Programa de Cuidados Continuados Domiciliários implementado.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

Programa da Conferência
Cuidados Continuados: Realidade ou Utopia?

Data: 17 e 18 de Outubro
Local: Auditório do Hospital do Divino Espírito Santo – Ponta Delgada

Dia 17 (Sexta-feira)
8H30 – Abertura do Secretariado
9h00 – Sessão de Abertura
9h30 – Conferência Inaugural: “Rede Nacional de Cuidados Continuados”
* Dr. Abreu Nogueira (Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados);
10h15 – Intervalo
10h30 – 1º Mesa Redonda: “A Realidade dos Cuidados Continuados nos Arquipélagos dos Açores e Madeira ”
* Dra Teresa Brito (Directora Regional da Saúde - Governo Regional dos Açores);
* Enfª Manuela Ferreira (Vogal Enfª. do Centro de Saúde de Ponta Delgada);
* Enfº. José Manuel Freitas (Elemento da Equipa de Coordenação Regional da RRCCI-Madeira, entre Novembro de 2003 e Novembro de 2007);
11h45 – Conferência: "Realidade dos Cuidados Continuados em Espanha"
* Prof. Doutor José Ramón Martínez Riera (Departamento de Enfermagem Comunitária, Medicina Preventiva, Saúde Pública e História da Ciência. Universidade de Alicante – Espanha)
12h30 – Almoço
14h00 – 2ª Mesa Redonda: "O Quotidiano dos Enfermeiros na Prática dos Cuidados Continuados"
* Enfª. Hirondina Guarda (Enfª. Coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados do Centro de Saúde da Lapa)
* Enfº Manuel Melo (Enfº. Coordenador da Unidade de Convalescença de Valongo)
15h00 – Intervalo
15h15 – Apresentação dos pósteres
16h00 – Apresentação do trabalho de análise do conceito “Cuidados Continuados”
* Grupo de Alunos do XIV Mestrado em Ciências de Enfermagem – ICBAS/UP
16h30 – Fim dos trabalhos
20h00 – Jantar Convívio (Antillia Hotel Apartamentos)
* Animação pela Enf’in tuna (Tuna da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada


Dia 18 (Sábado)
9h30 – 3ª Mesa redonda: "Contributos da investigação para a prática da Enfermagem
em Cuidados Continuados"

Moderadora: Prof. Doutora Arminda Costa
* “Cuidados Continuados no Domicilio: Afirmar a continuidade” Mestre Susana Duarte e Prof. Doutora Arminda Costa;
* "Relação enfermeiro/doente terminal: das dificuldades sentidas às estratégias utilizadas – uma história de vida" Mestre Maria Emília Matos Dinis.
11h00 – Intervalo
11h30 –
"A voz dos cidadãos..."
* Professor Doutor Vasco Garcia;
* Prof. Dr. Humberto Policarpo.
12h15 – Entrega dos prémios dos Pósteres
12h30 – Sessão de Encerramento
13h00 - Pico de Honra

quinta-feira, 10 de julho de 2008

PROGRAMA SOCIAL

16 a 19 OUTUBRO 2008

PREÇOS PARA QUEM UTILIZAR O “PACKAGE”:

16 OCT LIS/PDL - 19 OCT PDL/LIS

P/PESSOA EM INDIVIDUAL: €506,94
P/PESSOA EM QUARTO DUPLO: €410,94

Estes preços incluem Lisboa/Ponta Delgada/Lisboa, 3 Noites de estadia, Transferes Aeroporto Hotel Aeroporto, Excursão dia inteiro Lagoa do Fogo e Furnas com almoço de cozido.

PREÇOS PARA QUEM NÃO UTILIZAR O "PAKAGE"

Os voos directos de Porto/Ponta Delgada/Porto são só às Segundas, Quartas, Sextas-feiras e Domingos desde que façam os voos directos praticamos o mesmo custo de €299,19.

HOTEL

Individual: €79,00 Por pessoa e noite
Duplo: €42,00 Por pessoa e noite


*Estes bilhetes depois de emitidos tem uma penalidade de €50,00 para serem alterados nas suas datas e horários.
*Para quem optar por outras datas deverá contactar a nossa agencia para elaborarmos orçamento.
*O Dead-line para o Hotel + AVIÃO e serviços em terra será até dia 01 de Setembro.
*Reservamo-nos o direito de alterar os preços apresentados se houver aumento nas taxas aeroportuárias.
*Estes preços foram calculados para um Grupo de 30/40 pessoas, se o número de pessoas for inferior a 30 pessoas reservamo-nos o direito de alterar os preços apresentados.

terça-feira, 6 de maio de 2008

POSTERES: Como concorrer

REGULAMENTO DE CANDIDATURA E APRESENTAÇÃO DE POSTERES NA CONFERÊNCIA Cuidados Continuados: Realidade ou Utopia?

A Comissão Organizadora pretende com esta Conferência criar um espaço alargado de debate e partilha de experiências profissionais ou académicas, onde todos possam participar com Trabalhos Científicos sob a forma de Poster. Para tal devem ser respeitados os seguintes pontos:

Os temas deverão incidir sobre problemáticas no âmbito do Cuidar em Enfermagem.

Quando os estudos são multidisciplinares, pelo menos um dos integrantes tem de ser enfermeiro. Se o trabalho for aceite, o enfermeiro deverá participar na conferência para o apresentar, em espaço próprio.

O resumo deve ser escrito em Word, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de linhas de 1,5 e margens de 4 cm à esquerda e restantes de 2 cm. No máximo 400 palavras. O resumo deve incluir o título do trabalho a apresentar (sem abreviaturas) introdução, problemática em estudo, objectivo, desenvolvimento, conclusão e fontes ou bibliografia consultada.

A acompanhar o trabalho (resumo e poster) deverá ser, igualmente, enviada a seguinte informação: nome completo dos autores; título profissional; local de trabalho; endereço; contacto telefónico e endereço electrónico.

O resumo deverá ser enviado, juntamente com o poster (em formato de ficheiro de power-point), até dia 31 de Agosto de 2008, para o e-mail: cuidadoscontinuados@live.com.pt

O Poster deverá ser elaborado com as dimensões de 120x80cm, com impressão vertical. O Conteúdo deverá ser legível a 1,5 metros. Deverá, igualmente, ser acompanhando dos elementos identificativos. No dia da apresentação o/um autor deverá estar no local da exposição dos posteres para proceder à discussão do mesmo, num período máximo de 5-10 minutos.

O trabalho a ser apresentado na Conferência não poderá ter sido apresentado num evento científico anterior.

Se o poster for aceite o seu apresentador deve responsabilizar-se por todas as despesas relacionadas com a sua apresentação, sendo que a totalidade dos seus autores deverá estar inscrita na Conferência, havendo lugar à respectiva emissão de certificados de experiência formativa a todos os autores dos posteres aceites pela organização.

Os candidatos serão informados, via correio electrónico, da decisão da Comissão Científica até dia 15 de Setembro de 2008. Da decisão da Comissão Científica não cabe recurso.

Compete à Comissão Científica deliberar sobre qualquer informação omissa neste regulamento e/ou esclarecimento de dúvidas.


CRITÉRIOS GERAIS A SEREM UTILIZADOS NA APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS:

- Concordância com as características divulgadas para a elaboração do Poster;
- Enquadramento;
- Criatividade;
- Inovação;
- Interesse para a Enfermagem;
- Conteúdo Científico relevante;
- Metodologia Utilizada;

segunda-feira, 24 de março de 2008

Cuidados Continuados: realidade ou utopia?


A realizar a 17 e 18 de Outubro próximo, conferência de 1 dia e meio, com jantar convívio no 1º dia e passeio na tarde do 2º dia. Possibilidade de apresentação de posteres sob a temática "Cuidados de Enfermagem".
Brevemente estará disponível neste blog:
  • programa da Conferência;
  • regras de elaboração dos posteres (os quais serão aceites para publicação após aprovação da Comissão Científica);
  • preço de "pacote" viagem+alojamento+inscrição para participantes vindos de fora da Ilha de São Miguel
Até breve...